Cabo Verde

Cabo Verde

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Rota de Postais Ilustrados de Cabo Verde 1



Decorria o início do século XX, e Manuel Rodrigues Giro (Homem dos mares e Administrador duma frota de navios de pesca), era uma das mais destacadas personalidades da Freguesia de Santiago/Sesimbra. Os seus navios exerciam a atividade piscatória em várias “águas” africanas. Daí o postal de Cabo Verde, ter sido enviado de S. Tomé, em 1905 para a sua avó, Virtuosa da Conceição Giro… ("Cezimbra") ...






Sesimbra foi ao tempo e durante muitos anos, uma Vila portuguesa de grande atividade piscatória e apetrechada de vários estaleiros navais e de fábricas de conserva de peixe.


A Vila de Sesimbra é ainda hoje, e apesar do peso do turismo na região, uma localidade com grande vocação e atividade piscatória.


Artur Mendes
 Pesquisa: Arquivo Histórico da C. M. Sesimbra


2 comentários:

  1. Extraordinário! De Sesimbra o Artur levou-nos, de velas enfunadas, à terra cabo-verdiana. Estes postais antigos contêm muito material histórico e permitem muitas leituras.

    ResponderEliminar
  2. O postal deve ter sido enviado por Manuel Rodrigues do Giro à sua mulher, Virtuosa da Conceição Giro, casados em 1895 (ela, nascida em 1876, não podia ter um neto empresário em 1905). As profissões deste senhor, em Sesimbra, foram de "marítimo" (ou seja, pescador) e "carpinteiro de barcos", e não teve qualquer destaque especial na freguesia de Santiago. Não estaria, nesta altura, a trabalhar para qualquer outra pessoa ou empresa?

    ResponderEliminar